Fase hardcore clássico (1978-1981)
Não é muita gente que conhece o TSOL, e, entre essas poucas pessoas, não resta quase nenhuma que dê o devido valor a esta grande banda de Los Angeles. Segundo Dexter, do Offspring, "TSOL foi à banda mais influente em minha vida, foi definitiva para caracterizar várias bandas, como Pennywise, Bad Religion e Social Distortion."
Se o TSOL não entra no hall das bandas mais importantes da história, certamente tem seu lugar garantido como uma das bandas mais errantes de que se tem notícia, tanto pela história inusitada do grupo como pelas mudanças radicais, quase diárias, no estilo do som, letras e visual.
Fase horror punk (1981-1982)
O TSOL foi formado em 1978, a partir de uma remontagem da visceral Vicious Circle, famosa pelas passeatas libertárias e violentas que organizava em Long Beach. Lançaram o primeiro Ep "Self Titled Black EP", em 1981, que contém clássicos do punk rock seminal - semelhante à Black Flag, Circle Jerks, Nuns, Middle Class, e toda a primeira onda da cena Californiana do início dos anos 80, mas com vocais mais melódicos. No mesmo ano, lançam o Lp "Dance With Me", onde largam à temática político-social e partem para a primeira mudança: o estilo "horror-rock", com letras referentes a filmes B - como já havia feito os Dead Boys, The Cramps, e depois o Misfits - e um som mais trabalhado, lembrando em certos momentos Dead Kennedys, D.O.A. e o próprio Dead Boys.
Fase opera rock (1982-1984)
Nesse mesmo ano, turnês por todos os Estados Unidos são marcadas junto com os Dead Kennedys. No ano seguinte, tocando novamente hardcore furioso, assinam com a Alternative Tentacles e lançam o clássico Ep "Weathered Statues". No mesmo ano, sai o Lp "Beneath the Shadows" (com o nome da banda escrito com as letras do Laranja Mecânica.) Neste disco, a banda já tem um tecladista, que muda completamente a sonoridade, transformando o som da banda num rock psicodélico (segundo eles, "punk-ópera", plagiando o The Who), há anos luz de distância do hardcore.
Os anos seguintes da banda parecem incertos. São chutados da Alternative Tentacles, e o vocalista/fundador Jack Greggors abandona o grupo e em seu lugar entra o vozeirão a lá Jim Morrison de Joe Wood. Em 1984 eles lançam o clássico "Change Today?", cujo título reflete exatamente a mudança quase diária do estilo da banda, e desta vez o som é meio gótico, meio punk, e totalmente rock.
Fase hard rock (1986-1990)
Em 1986 lançam o Lp "Revenge". Agora, eles apostam num rock setentista, na linha de Alice Cooper. Já no ano seguinte, eles lançam o inacreditável "Hit and Run", um disco inteiramente hard rock tipo propaganda de cigarros! Em 1990 sai o "Strange Love", sem mais nenhum membro original e com mais um guitarrista. O som da banda agora é metal clássico, com todas as firulas provenientes do estilo. Nesse ano os membros originais - que estavam afundados na heroína - se reúnem e formam um grupo chamado The Original TSOL (sic), e passam a competir abertamente com o TSOL (houve situações em que as duas bandas tocaram no mesmo show! Imaginem como devem ter sido ridículos e absurdos esses shows!...).
Fase hardcore moderno
A formação original lança "Thoughts of Yesterday", com demos e out-tracks, e em seguida se aventuram pelo reggae (sic) no Ep "Man and Machine", ambos em 1990. Em 91, lançam um álbum ao vivo, e o nome da banda passa a ser TSOL: The Original Members. A banda termina logo em seguida (quase ao mesmo tempo em que o TSOL não original torna público o fim de suas atividades. Que bando de malucos!...).
Em 1999 TSOL original line-up lança o EP Anti Cop de hardcore político, como era no início com todos os membros originais da banda menos Todd Barnes que faleceu. Este novo trabalho foi lançado em 2001 pela Nitro Records e limitado a 1000 exemplares.
Em 2000 lançam o disco "Disappear", com um hardcore mais moderno baseado novamente em filmes de horror. O ciclo parece ter recomeçado, e o nome True Sounds Of Liberty (Sons Verdadeiros de Liberdade) não poderia ser mais adequado para esta banda!
Em 2001 a banda passou pelo Brasil, com Jack Grisham (vocal), Ron Emory (guitarra), Mike Roche (baixo) e Jay O'Brien (bateria), gravou o CD chamado Disappear, que saiu pela Nitro Records.O TSOL que esteve tocando no Brasil não é a formação original. O TSOL mandou muitos de seus inesquecíveis clássicos como "Flowers by The Door", "Black Magic" e "This is Your Life", do disco Change Today? dentre outros, Mas não se pode dizer que se trata de uma farsa, pois Joe Wood e os demais integrantes que estiveram tocando por aqui detêm todos os direitos de uso do nome e das músicas da banda. Este é um caso muito interessante de banda que conseguiu o impossível e inusitado, virar duas bandas e agradar a gregos e troianos, ou seja, punks e surfistas.
A historia continua com Live In Hawaii (DVD), - (2004) Who's Screwin' Who? - (2005) Live From Long Beach - (2007), e quem sabe onde vai parar?
Integrantes
Jack Grisham
Ron Emory
Mike Roche
Tiny Bubbz
Greg Kuehn
Ron Emory
Mike Roche
Tiny Bubbz
Greg Kuehn
Ex-integrantes
Todd Barnes (morto)
Joe Wood
Mitch Dean
Marshall Rohner (morto)
Jay O'Brien
Travis Johnson
Billy Blaze
Frank Agnew
Jay Bentley
Joe Wood
Mitch Dean
Marshall Rohner (morto)
Jay O'Brien
Travis Johnson
Billy Blaze
Frank Agnew
Jay Bentley
Albums de estúdio
* Dance With Me - (1981)
* Beneath The Shadows - (1982)
* Change Today? - (1984)
* Revenge - (1986)
* Hit and Run - (1987)
* Strange Love - (1990)
* Live 91 - (1991)
* Disappear - (2001)
* Divided We Stand - (2003)
* Who's Screwin' Who? - (2005)
* Live From Long Beach - (2007)
EPs
* T.S.O.L. EP - (1981)
* Weathered Statues - (1982)
Singles
* "Colors" - (1986)
* "Man & Machine / Peace Through Power" - (1990)
* "Anticop" - (2001)
Compilations
* Thoughts of Yesterday 1981-1982 - (1988)
* Weathered Statues - (1997)
Outros lançamentos
* Demo de 1980 - (1980)
* Vários shows da banda comercializados em rede.
Videografia
* Live In Hawaii (DVD) - (2004)
* Live In OC (DVD) - (2001)
Nenhum comentário:
Postar um comentário